FIES: Inscrições abertas para o 1º processo seletivo de 2021

Há oferta de vagas para 24.844 cursos de graduação em 1.461 instituições.

O sistema de inscrição para o processo seletivo do 1º semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi aberto ontem, 26. São ofertadas 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, em 1.461 instituições privadas de educação superior do país. Em 2021, a oferta total para o Fies é de 93 mil vagas. 

Até as 10h deste primeiro dia de inscrição, o sistema já registrava 20.032 candidatos inscritos. Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal acesso.gov.br, em que é possível recuperar os dados de acesso ou realizar o cadastro pela primeira vez. 

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília-DF) da próxima sexta-feira, 29, exclusivamente pela internet, na página do Fies: http://portalfies.mec.gov.br/. O resultado será divulgado em chamada única, no dia 2 de fevereiro. 

Para a inscrição no processo seletivo do 1º semestre de 2021 do Fies é exigida nota de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, até a mais recente, que é a de 2019. O Enem 2020 será a edição mais recente do exame a ser considerada para o Fies do 2º semestre de 2021, que também aceitará notas de outras edições do Enem, a partir da edição de 2010. 

O candidato ao Fies deve ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. 

Quem fez o Enem na condição de treineiro não consegue realizar a inscrição para o Fies, conforme as regras do próprio edital do Enem. É exigido do estudante que declare sua condição de treineiro no ato de inscrição. Nessa condição, o resultado obtido no exame será utilizado para verificação do desempenho individual e não para concorrer a vagas ofertadas pelo governo federal, por meio de políticas e programas de acesso à educação superior como o Fies, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Além do critério de desempenho no Enem, o candidato precisa atender também ao critério de renda, que é o de possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

O Fies oferta aos estudantes vagas para financiamento em cursos de educação superior com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições privadas de educação superior que aderirem ao programa.

Facebook Comments