Na quarta-feira (1), o governo anunciou que vai pagar um auxílio emergencial de R$600 a trabalhadores informais, desempregados e MEIs que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania.
O sistema vai auxiliar na verificação da renda dos beneficiados. Quem não estiver inscrito no Cadastro Único também poderá receber. Porém, a verificação será realizada por meio da autodeclaração de renda em plataformas digitais.
Quem Tem direito?: Veja como saber se você está registrado no Cadastro Único
É possível saber que está inscrito no CadÚnico de três maneiras: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e pelo telefone. Saiba aqui como fazer em cada um.
Consulta a Cadastro Único
- Pelo site
Para saber se o seu nome está no CadÚnico, é preciso acessar este link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. A primeira página é essa:
Depois só rolar a página que irá encontrar um formulário. Nele é preciso preencher o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e o município onde mora. Depois clicar em “Emitir”. E, assim, saber se o seu nome está ou não inscrito no CadÚnico.
- Aplicativo
A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Meu CadÚnico. Primeiro é preciso baixar o aplicativo, neste link. Depois de baixar e abrir o app, é só clicar em ‘Entrar’.
Serão solicitadas as informações de nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
Após isso, só clicar em logar e assim saber se o seu nome está inscrito no CadÚnico.
Consulta telefônica
Outro canal de consulta é por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico no 0800 707 2003. Ao ligar neste número, você deve selecionar a opção 5.
O serviço de ligação é gratuito, e pode ser feito por um telefone fixo ou móvel. Antes só era possível pelo telefone fixo, mas o governo já liberou as ligações feitas de celular.
Leia Também: Secretaria do Trabalho de Pernambuco abre inscrições para cursos gratuitos em formato EaD
Os horários de atendimento são:
- 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
- 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.