Vagas temporárias são para as funções de recenseador e agente censitário, e candidatos precisam ter ensino fundamental completo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a fazer processo seletivo simplificado para contratar 207.332 pessoas para o Censo 2021.
Há vagas em todos os municípios do país. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental).
Veja a distribuição de vagas:
- Agente Censitário Municipal (nível médio): 5.500
- Agente Censitário Supervisor (nível médio): 18.420
- Agente Censitário de Pesquisas por Telefone (nível médio): 180
- Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação (nível superior): 12
- Recenseador (nível fundamental): 183.100
- Codificador Censitário: 120
>>>Confira aqui outros concursos abertos
Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros. O quadro com a distribuição das vagas oferecidas em cada uma das cidades pode ser consultado no site do IBGE.
O prazo de duração da contratação deverá ser de até 1 ano. Já o prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até 6 meses, contado a partir desta sexta-feira (29), ou seja, até 29 de julho deste ano.
As inscrições serão via internet, pelo site da organizadora do Processo Seletivo, o Cebraspe. Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2021, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros. O quadro com a distribuição das vagas e os respectivos editais estão à direita desta página.
Menos vagas que concurso cancelado
O processo seletivo autorizado tem menos vagas previstas que o anterior, que foi cancelado por causa da pandemia. Lançado em março do ano passado, o edital trazia 208.695 vagas. Desse total, 180.557 eram para a função de recenseador, distribuídas em 5.569 municípios. O Cebraspe foi a organizadora escolhida.
As taxas de inscrição ainda estão sendo devolvidas para os candidatos que se inscreveram na seleção anterior.
Com informações do G1