A Prefeitura de Petrolina poderia entrar na justiça, caso julgue necessário, uma vez que existe um decreto de Calamidade Pública por conta da pandemia, até 30 de junho de 2021
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que as cidades que não puderem aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar de fora do Enem 2020.
A afirmação foi dada em entrevista à CNN. Ele informou que não trabalha com a hipótese de adiar o Enem, no entanto, a prova pode ser cancelada em algumas cidades caso não seja possível aplicá-la.
“Não trabalhamos com a hipótese de adiamento, o que pode haver é um cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar fora do Enem de 2020”, disse.
Provas na Amazonas
A Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcada para este domingo (17). A decisão liminar foi concedida pelo juiz federal José Ricardo de Sales, na noite desta quarta (13).
Inep corrige informação e diz que ainda analisará nova data do Enem para cidades que não fizerem a prova
De acordo com a determinação, as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.
Na decisão, o magistrado considera o surto de casos da Covid-19 que acomete o Amazonas. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.