O Prefeito Municipal de Petrolina publicou em suas redes sociais, no domingo, (22), que aguardava a suspensão dos voos no Aeroporto de Petrolina, mas a decisão dependeria do governo federal, ou seja, da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para barrar a entrada de voos internacionais e dos estados brasileiros.
Ocorre que, em função da queda de passageiros gerada pela propagação do coronavírus, as Companhias áreas já anunciaram a suspensão de voos a partir de hoje (23).
A empresa Azul informou que suspenderá as operações na base de Petrolina, de 23 de março a 30 de junho. A companhia ressalta que está em contato com os clientes impactados pelas alterações e que todos os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos.
Já a Voepass linhas aéreas – Passaredo informou também que vai suspender temporariamente todos os seus voos, a partir de segunda-feira (23). Segundo a empresa, nas últimas semanas, a demanda pela comercialização de passagens chegou próximo de zero, enquanto as ausências e cancelamentos cresceram substancialmente. De acordo com a Voepass, será uma hibernação e a empresa deve retomar as operações no momento adequado.
Em nota, a empresa Gol Linhas Aéreas disse que não há cancelamentos e nem suspensão das operações no Aeroporto de Petrolina. A Companhia informou que está fazendo ajustes constantes que visam garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da malha aérea.
Se tratando da rodoviária, também, a competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é exclusivamente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Referências: G1 Petrolina