Serão oferecidas 287 vagas imediatas, além da formação de um cadastro reserva
O concurso para a Polícia Penal BA está previsto para ocorrer no início de 2024, conforme anunciado pelo chefe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia, José Antônio Maia. Serão oferecidas 287 vagas imediatas, além da formação de um cadastro reserva que totalizará cerca de 700 novos policiais penais.
Comissão instituída e principais informações
Desde junho deste ano, já está estabelecida uma comissão encarregada de organizar o novo certame. O órgão responsável pelo concurso é a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia. As vagas oferecidas são para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário), com exigência de nível médio de escolaridade. A remuneração prevista é de R$ 1.775,69, de acordo com o último edital.
Polícia Penal BA – Requisitos e processo seletivo
Para concorrer ao cargo de Policial Penal, é necessário atender a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, sendo que, no caso da nacionalidade portuguesa, é necessário estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento dos direitos políticos. Além disso, é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e estar em pleno exercício dos direitos políticos.
A prova do concurso contará com questões de atualidades, noções de igualdade racial e de gênero, além de conhecimentos específicos nas áreas de direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal e tópicos de direitos humanos. Será aplicada também uma prova discursiva, com uma redação de aproximadamente 20 a 30 linhas, cujos critérios de avaliação serão estabelecidos pelo edital.
O processo seletivo será uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira de Policial Penal. Portanto, aqueles que estão se preparando para concursos públicos e têm interesse nessa área devem ficar atentos aos próximos passos do processo e ao edital, que será divulgado em breve pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia.