Ícone do site VAGASNOVALE

Coronavírus: agências do trabalho de Pernambuco suspendem expediente por prazo indeterminado

As Agências do Trabalho de Pernambuco, tanto as localizadas na Região Metropolitana do Recife, como no interior do Estado, vão suspender o atendimento por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira, em mais um esforço para evitar a transmissão do coronavírus (COVID-19). O motivo para a tomada desta decisão foi que, mesmo com todo o esforço dos órgãos de saúde e das orientações nas agências para que as pessoas não se aproximassem, nem sempre o sucesso foi de 100%, até mesmo pela sociabilidade do pernambucano e do brasileiro.

Inicialmente, houve uma decisão de manter o funcionamento das 9h às 12h na RMR e de 7h às 10h no interior, porém nem sempre foi possível evitar aglomoração. Portanto, para evitar filas que se formam em frente a algumas agências e risco para a saúde dos trabalhadores e dos servidores que estão na ponta desta jornada, no atendimento às pessoas, a melhor opção de segurança agora é suspender as atividades, na certeza de que a melhor a escolha a fazer neste momento é pedir que as pessoas fiquem em casa.

A decisão foi tomada após o diálogo com os servidores que fazem o atendimento nas agências e de mais uma rodada de conversas entre o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão.

O secretário executivo Álvaro Jordão sugeriu que o trabalhador faça o cadastro para vagas de emprego no Portal Emprega Brasil – o primeiro acesso pode ser pelo link https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso. O cadastro para vagas de emprego neste site é bem intuitivo. Já para o acesso ao Seguro Desemprego, o mais fácil, por enquanto, é entrar no celular e baixar o aplicativo de Carteira Digital do trabalho, que tem uma aba específica para Seguro Desemprego. Quem já tem o aplicativo do SINE FÁCIL baixado no celular, também pode receber encaminhamento de vagas por ele. Mas, atenção: O SINE FÁCIL só serve para quem já é cadastrado.

“Pedimos a compreensão dos trabalhadores, mas a gente entende que a preservação da vida, neste momento em que há riscos grandes de transmissão do COVID-19, é prioridade. Quando toda esta fase passar, voltaremos a dar suporte nas agências aos trabalhadores com todo o empenho de sempre”, disse o secretário Alberes Lopes.

No tocante ao servidores das agências, a orientação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação é que todos fiquem em casa com seus parentes mais próximos e de sobreaviso para o caso de necessidade de trabalho home office ou de retorno às atividades normais.

Facebook Comments
Sair da versão mobile