No total serão 287 vagas para policiais penais para atuar nas 28 unidades prisionais do estado
O governo da Bahia autorizou a abertura de um concurso que visa contratar 287 policiais penais para atuar nas 28 unidades prisionais do estado. A medida, assinada pelo governador na segunda-feira (12), demonstra o compromisso do estado em qualificar o sistema prisional e fortalecer a segurança pública.
Com a assinatura do documento, será possível definir os cronogramas do concurso, o conteúdo das provas e a previsão para convocação dos aprovados. A expectativa é que os novos agentes estejam aptos a iniciar suas atividades tanto na capital quanto no interior até dezembro de 2024.
O governador ressaltou que esse concurso faz parte do projeto de qualificação do sistema prisional, que busca investir não apenas em equipamentos, mas também no aumento do efetivo necessário para atender as demandas dos presídios em todo o estado. Ele enfatizou a importância de mais profissionais atuando para fortalecer o processo de segurança pública.
O secretário da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Antônio Maia, destacou que a autorização para a abertura do concurso é mais um passo na qualificação do sistema prisional baiano. Ele ressaltou que esse investimento é parte de um pacote que inclui a entrega de armamentos, equipamentos, fardamentos, entre outros.
Com essa iniciativa, o governo busca revitalizar e modernizar os presídios, assim como já foi feito com as delegacias e os pelotões. A contratação de novos policiais penais é fundamental para garantir a qualidade e o efetivo do sistema prisional, fortalecendo a segurança pública e atendendo às necessidades do estado.