Inscrições abertas para Concurso Público Nacional Unificado com mais de 6 mil vagas

As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje sexta-feira (19), estendendo-se até o dia 9 de fevereiro.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos abriu hoje as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado. Este concurso oferece 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos federais e busca permitir que os candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Confira as vagas e orgãos (clique aqui)

Como se inscrever?

As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje sexta-feira (19), estendendo-se até o dia 9 de fevereiro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site Gov.br (clique aqui) e seguir o processo por lá. Ao final da inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. O processo seletivo será composto por questões objetivas gerais e específicas, provas discursivas, além de uma etapa de qualificação técnica. Após a seleção, os aprovados poderão ocupar cargos efetivos ou temporários, conforme as necessidades dos órgãos envolvidos.

O Ministério detalhou os editais do concurso, destacando a importância de uma leitura cuidadosa para compreender as regras gerais, as especificidades das vagas, os critérios de reserva para pessoas com deficiência e pessoas negras, bem como as etapas do processo de seleção.

Concurso Público Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado apresenta uma oportunidade para candidatos de diferentes formações e trajetórias profissionais e acadêmicas, tendo em conta a diversidade de cargos e oportunidades oferecidas. A proposta é potencializar o acesso plural aos órgãos públicos federais, dando ênfase à qualificação e à experiência dos candidatos.

Os blocos temáticos estão divididos da seguinte forma:

•        Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas

•        Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação

•        Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário

•        Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação

•        Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde

•        Bloco 6 – Trabalho e Previdência

•        Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação

•        Bloco 8 – Nível Intermediário

Acesse os blocos temáticos, órgãos, cargos, especialidades e quantidade de vagas.

confira o edital e todos os detalhes (clique aqui)

Facebook Comments