O Programa de Acesso ao Ensino Superior, conhecido como PE no Campus, teve suas inscrições prorrogadas até o próximo dia 06 de Agosto. Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, serão disponibilizadas 1.000 bolsas de estudo para os beneficiários.
Podem se candidatar estudantes egressos de escolas públicas estaduais que tenham concluído o ensino médio na rede e que desejem ingressar e se manter na universidade.
As inscrições estão prorrogadas e devem ser realizadas até o dia 06 de Agosto, exclusivamente pelo site oficial do programa.
Para participar do processo seletivo do Programa PE no Campus, os candidatos devem atender a alguns requisitos específicos. É necessário que o aluno tenha sido admitido em instituições de ensino superior da rede pública estadual ou federal em qualquer lugar do território nacional. Além disso, o candidato deverá ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído há, no máximo, cinco anos.
A renda familiar do estudante deve ser inferior a três salários mínimos, ou o candidato deve ser atendido pelo Bolsa Família. Além disso, é necessário que o estudante tenha residência fixa a uma distância igual ou superior a 50 km da universidade onde foi admitido em um curso de graduação. Em Petrolina as instituições de ensino que estão com vagas são: Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e Universidade de Pernambuco (UPE).
Das 1.000 bolsas disponíveis, 900 serão destinadas para candidatos que optarem por concorrer utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 100 restantes serão para aqueles que escolherem concorrer com base nas notas obtidas nas três etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE).
Os estudantes selecionados receberão a Bolsa de Apoio à Permanência, que será paga mensalmente no valor de R$ 1.240 durante as 12 primeiras parcelas. Posteriormente, os beneficiados receberão uma bolsa de manutenção no valor de R$ 620, com periodicidade mensal, durante as 12 parcelas seguintes. O auxílio financeiro será concedido por um total de 24 meses.
A expectativa é que o resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 10 de agosto de 2023, de acordo com o edital do programa. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de garantir o acesso ao ensino superior e contar com o suporte financeiro necessário para se dedicarem aos estudos de forma integral.