Internauta denuncia instabilidade no sistema de transparência da Prefeitura de Petrolina, que há semanas passa por manutenção.
“Dessa forma, fica impossível exercer o controle social”, afirmou o internauta.
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão. O desenvolvimento do controle social é uma das diretrizes da Lei de Acesso à Informação.
Assim como é fundamental o desenvolvimento da cultura da transparência dentro da Administração Pública, também é necessário que a sociedade tome conhecimento do seu direito de acesso à informação, e saiba como usá-lo para acompanhar as ações governamentais.
Utilizando as informações públicas de maneira eficiente, o cidadão amplia suas possibilidades de participar do debate público e da gestão do Estado. Entre outras coisas, o cidadão pode verificar onde e como está sendo aplicado o dinheiro dos seus impostos, podendo ajudar a decidir os gastos futuros, colaborando com o orçamento participativo, e até detectando má aplicação e desvios.
Na prática, isso significa o fortalecimento do controle social que também é uma importante ferramenta para o combate à corrupção e à má gestão.
Ao acessar o portal da transparência da Prefeitura Municipal de Petrolina, surge a seguinte mensagem: O sistema de contabilidade da Prefeitura de Petrolina encontra-se em manutenção com data prevista de regularização para até 29 Fevereiro de 2020.
Ainda segundo ele, o sistema está fora do ar há semanas e cobra providências da Prefeitura, quanto à resolução do problema.