Jovens de 15 a 29 anos: podem viajar de graça, pagar meia entrada no cinema, entre outros

Jovens podem viajar de graça com o ID Jovem 2.0 e ter outros benefícios como meia-entrada no cinema, descontos em show, jogos de futebol, entre outros.

Já imaginou poder viajar de graça no Brasil? E também ter benefícios como descontos em ingressos para programas culturais, esportivos, artísticos e até isenção de taxa para concursos públicos? Então saiba que você pode fazer tudo isso com o aplicativo ID Jovem 2.0, através do programa do governo que oferece os benefícios a jovens de 15 a 29 anos.

Sobre o ID Jovem

OID Jovem é um programa do governo, que oferece um documento a jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. Este documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Quem pode ter ID Jovem?

Para ter o ID Jovem, é necessário que a renda familiar da pessoa seja de até dois salários mínimos, e possua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal atualizado. Para realizar o Cadastro Único, é necessário ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa, levando o seu documento de identificação e carteira de trabalho.

Benefícios

Confira alguns dos benefícios e descontos oferecidos pelo programa:

  • Cultura: Meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Lazer: 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Esporte: 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Transporte: São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.
  • Shows: 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Teatro: 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.