Ícone do site VAGASNOVALE

Novo Edital do Pibid Oferece 80.040 Bolsas Para Estudantes de Licenciatura em Todo o País

O Governo Federal lançou o Edital nº 10/2024 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), disponibilizando um total de 80.040 bolsas para estudantes de licenciatura em todo o Brasil. A publicação do edital aconteceu hoje, 29 de maio, e já está disponível no Diário Oficial da União e no site da CAPES.

Com um investimento previsto de R$1,8 bilhão, o novo edital do Pibid visa fortalecer a formação de professores em nível de graduação e melhorar a qualidade da educação básica pública no país. O programa oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar das escolas públicas de educação básica, participando ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem que enriquecem sua formação para o magistério.

As instituições de ensino superior terão até 25 de julho de 2024 para apresentar os projetos de iniciação à docência, com a especificação de subprojetos em diversas áreas, como Alfabetização, Artes, Biologia, Matemática, entre outras. Os candidatos interessados em submeter propostas devem solicitar acesso ao Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) entre 5 de junho e 5 de julho.

A divulgação do resultado definitivo está prevista para 17 de setembro, e o início das atividades dos projetos selecionados será até 13 de dezembro. A vigência dos projetos é de dois anos, podendo ser prorrogada conforme avaliação da CAPES. O Pibid é uma ação importante para o desenvolvimento da formação dos futuros professores e para a melhoria da educação básica brasileira.

Portanto, o novo edital do Pibid representa uma oportunidade para os estudantes de licenciatura se envolverem ativamente no ambiente escolar e contribuírem para a promoção de uma educação de qualidade no país. A CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), continua investindo no fortalecimento do programa e na valorização da formação de professores no Brasil.

Facebook Comments
Sair da versão mobile