As duas cidades juntas, já somam três curas clinicas do coronavírus. Em Petrolina foi uma mulher, de 70 anos, chegou ao município de uma viagem ao exterior no dia 17 de março, apresentando alguns sintomas. O resultado do exame que atestou positivo para Covid-19 saiu seis dias depois, no dia 23. A paciente, no entanto, não precisou ser internada, mas ficou isolada dos demais familiares da casa. Ela se recuperou e continua em isolamento, porém em convívio com os demais familiares que seguem em isolamento social e todos assintomáticos.
“Quando a pessoa passa do período que é o protocolo dos 14 dias e ela não apresenta mais sintomas, ela já eliminou o vírus, criando imunidade, impedindo a transmissão. Acompanhada por nossas equipes, a paciente seguiu as regras e adotou as medidas necessárias para o processo de recuperação, sobretudo o isolamento, que é a primeira regra. A batalha foi vencida“, explicou a secretária de Saúde de Petrolina.
A boa notícia se estende aos familiares da paciente, que também tiveram o monitoramento de saúde encerrado. Todos passam bem, e nenhum apresentou indícios de contaminação. Mas ratificamos que a família continua em isolamento social, atendendo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Decreto Municipal, entendendo a importância de ficar em casa.
Leia Também: Teste em adolescente que faleceu em Petrolina dá negativo para Coronavírus
A cura clínica da primeira paciente resultou em mudança nos dados da Covid-19 em Petrolina, restando apenas um paciente com a doença e 7 casos suspeitos.
Em juazeiro foram dois irmãos que viajaram para o exterior e desde a chegada à cidade em 17 de março foram isolados. Desde o início a SESAU está acompanhando o quadro clínico dos dois, que não apresentaram nenhuma alteração e não precisaram de atendimento hospitalar. Os resultados positivos chegaram nos dias 23 e 24. Em nenhum momento houve evolução para gravidade dos casos.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a cura clínica é determinada quando passados os 14 dias de isolamento sem a presença de sintomas. “Nossa trabalho é embasado pela nota técnica encaminhada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde descreve que o critério clínico e laboratorial para retirada do isolamento domiciliar o paciente deve estar com resolução de febre e com ausência de sintomas respiratórios. Os dois casos confirmados de Juazeiro são pessoas idosas que estamos os acompanhando desde o dia 17 de março e hoje, estamos com o protocolo de cura clinica de ambos. Os pacientes estão assintomáticos”, explicou.
Tatiane Malta reforça que “não devemos relaxar nos cuidados de higiene e nem de prevenção. Reforçamos que em Juazeiro a gestão municipal está trabalhando para que a doença não prolifere, mas para que isso ocorra é necessária uma parceria com a população. É imprescindível que as pessoas permaneçam em isolamento social, evitando circular nas ruas e aglomerações. Nosso objetivo é evitar novos casos confirmados”, acrescentou.
Desde que chegaram da viagem, os dois pacientes preencheram os critérios de COVID 19 e foram iniciados os protocolos de notificação e acompanhamento. Mantiveram-se em isolamento, não apresentaram gravidade e nem foi necessário assistência hospitalar. Com isso, hoje a SESAU declara a cura clínica dos dois pacientes.
A secretaria ressalta ainda que o número de notificações têm aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus. A SESAU ressalta ainda que tanto para os dois pacientes curados, seus familiares e demais munícipes, a permanência em isolamento social é necessária para evitar a proliferação da doença.
Hoje, Juazeiro conta com 29 notificações para COVID 19, destes 15 já foram descartados, 12 estão em investigação, os dois casos confirmados estão curados e não há nenhum óbito. (Ascom)