Foto: Blog do Carlos Britto
A Gestão Municipal de Petrolina, anunciou hoje, (14), uma série de ações preventivas, afim de combater uma provável disseminação do Covid-19, na região do Vale do São Francisco. Entre as decisões tomadas estão: a restrição de eventos com mais de 100 pessoas, cuja autorização dependa da prefeitura; o cancelamento de inaugurações, atos públicos e eventos do município; recomendação para outras instituições como universidades, faculdades e empresas adiarem eventos com público superior a 100 pessoas; quarentena de sete dias em um local fixo para pessoas oriundas de países estrangeiros e diversos outros.
Durante a coletiva de Impressa, a gestão informou, que não há, no momento, nenhum caso de Coronavirus em Petrolina.
Já no Estado Pernambuco, o governo confirmou mais cinco casos de coronavírus. Com isto, no estado já soma sete pacientes confirmados com doença, 103 casos notificados, 44 em investigação, sendo 12 deles prováveis para teste positivo do Covid-19. De acordo com o governador Paulo Câmara, com o novo balanço, o estado já registra caso de transmissão local do coronavírus, ou seja, quando o infecctado contraiu a doença de outra pessoa na mesma região. Diferentemente da trnsmissão comunitária, esta é possível indentificar o transmissor.
O Prefeito de Petrolina destacou, ainda, um plano de contingenciamento elaborado pela pasta, voltado em princípio para profissionais de saúde responsáveis pelos primeiros atendimentos.
Com relação às aulas da rede municipal de ensino, o prefeito afirmou: “Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde que não recomenda a suspensão, não estamos suspendendo as aulas da rede municipal de Petrolina e pedimos a rede particular também. Petrolina não requer esse tipo de medida mais drástica. Se essas crianças ficarem em casa com seus avós, podemos estar potencializando esse problema”, justificou o prefeito.
O decreto entra em vigor a partir de desta segunda-feira (16).