As notas do Enem 2019 foram divulgados hoje. Candidatos que fizeram a prova no ano passado podem consultar o desempenho individual na página do participante e no aplicativo do Enem 2019. Veja aqui a sua nota.
O Enem é considerado um dos principais meios de acesso ao ensino superior no país. No ano passado, mais de 4 milhões de pessoas fizeram a prova. Para ver o resultado, o candidato precisa usar o CPF e a senha cadastrada na página do participante. Aqueles que tiverem esquecido a senha podem recuperá-la pelo sistema.
Podem ter acesso às notas a partir de hoje os participantes que fizeram o Enem 2019 e já concluíram o ensino médio. Os candidatos que fizeram o exame como “treineiros” só poderão ver os resultados a partir de março.
Notas podem ser conferidas na página do participante ou no aplicativo do Enem 2019 Imagem: Reprodução No boletim de desempenho, os participantes têm acesso à nota da redação e à pontuação obtida em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo exame: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
A nota da redação varia de zero a 1.000. O chamado espelho da redação, que permite que os candidatos vejam o texto que fizeram digitalizado e os critérios que foram utilizados na correção, será disponibilizado em março.
Como recuperar a senha
Quem tiver esquecido a senha cadastrada no sistema do Enem pode recuperá-la ou até mesmo criar uma nova.
Na página do participante, é possível clicar na opção “esqueci minha senha”. A partir disso, a senha será encaminhada ao e-mail que foi fornecido no ato da inscrição.
Quem não tem mais acesso ao e-mail registrado durante a inscrição poderá trocar o endereço eletrônico. Mas, para isso, é preciso informar qual foi o e-mail usado antes e fornecer alguns dados pessoais. Só então é que o novo e-mail será registrado e a senha será enviada para este endereço.
Como usar a Notas do Enem 2019
A nota do Enem pode ser usada para tentar uma vaga no ensino superior, pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e no financiamento oferecido pelo governo federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os três programas são administrados pelo MEC (Ministério da Educação) e já estão com os cronogramas definidos.
O Sisu, que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil aos participantes do Enem, abre suas inscrições no dia 21 de janeiro.
Já o Prouni, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior particulares de todo o país, estará aberto a partir do dia 28 de janeiro.
O Fies, que oferece empréstimos aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no MEC, abrirá seu período de inscrições em 5 de fevereiro.
Redação: Portal Uol