Prazo de adesão para nascidos em abril termina na quinta. Quem fizer essa opção não poderá sacar recursos do Fundo em caso de demissão
O trabalhador que nasceu no mês de abril tem até esta quinta-feira, dia 30, para aderir ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e receber o dinheiro ainda em 2020.
O trabalhador que optar pela nova modalidade poderá retirar uma parte do saldo de seu FGTS uma vez por ano, mas perderá o direito de sacar o montante total da conta, se for demitido pelo empregador sem justa causa.
Quem optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderá receber o valor no mesmo ano de opção. Quem perder o prazo de adesão neste ano poderá optar pela nova modalidade a qualquer momento, mas somente vai ter direito ao saque-aniversário a partir de 2021.
No site e no aplicativo da Caixa Econômica Federal, é possível consultar o saldo disponível no fundo, fazer a simulação de quanto receberia anualmente, caso faça a opção do saque-aniversário, e ainda comunicar seu termo de adesão a esta modalidade.
Passo a passo de como verificar o saldo
Uma das opções é baixar o aplicativo:
Como acessar o App FGTS no celular
1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em “Instalar” e abra o aplicativo.
2. Selecione a opção “Cadastre-se”.
3. Preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso.
4. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Quem já usava o aplicativo pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
5. Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.
6. Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
7. Após o cadastramento, abra o aplicativo e informe o “CPF” e “senha” cadastrada.
8. Após o login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre sua vida funcional.
9. Após responder a essas perguntas, você deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em “Concordar”.
10. Pronto, agora você já pode usar o App FGTS.
Primeiro acesso no site
1. Acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts.
2. Informe o número de seu NIS ou de seu CPF e clique em “Cadastrar senha”.
3. Leia o regulamento e clique em “Aceito”.
4. Preencha todos os campos com seus dados pessoais.
5. Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente.
6. Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e clique no botão “Acessar”.
Como optar pelo saque-aniversário
A opção pode ser realizada no App FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no internet banking da Caixa para os clientes do banco ou nas agências bancárias.
A migração para a modalidade saque-aniversário não é obrigatória. Quem não fizer a adesão permanecerá na regra do saque-rescisão (possibilidade de retirada do saldo apenas em caso de demissão, aposentadoria, doença grave ou compra da casa própria). Ou seja, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário não conseguirá fazer o saque do saldo do FGTS se for demitido pelo empregador sem justa causa.
Veja o passo a passo para ver a simulação do valor que pode ser retirado e como aderir ao saque-aniversário
1. O trabalhador deverá entra no site da Caixa e acessa o link do saque-aniversário.
2. O trabalhador deverá informar o CPF, o número do NIS ou o e-mail cadastrado no sistema da Caixa e a senha também cadastrada anteriormente. Depois, precisará selecionar “Não sou um robô” e apertar a tecla “Acessar”
3. Em seguida, virá uma tela mostrando no topo da página o nome e a inscrição do beneficiário:
4. O trabalhador, então, deverá entrar em Meu FGTS, que fica ao lado esquerdo da tela. Virão as opções “Simulador Saque Aniversário” e “Opção Sistemática de Saque FGTS”:
5. Se o trabalhador clicar em “Simulador Saque Aniversário”, verá o valor a que terá direito em caso de optar pelo saque-aniversário e o período de saque. Na mesma tela, será explicado como o valor é calculado. Além disso, haverá o detalhamento do saldo de todas as contas de FGTS em nome do interessado, tanto ativas como inativas:
6. Se clicar em “Opção Sistemática de Saque FGTS”, o trabalhador verá a página onde ele poderá optar pelo saque-aniversário e também simular o valor da retirada:
7. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisará escolher a data de recebimento do FGTS (1º ou 10 dia do mês) e a opção de receber por um canal de pagamento da Caixa ou por meio de crédito feito em conta de outra instituição financeira. Ao final, será preciso clicar em “Salvar”:
Fonte: oglobo